Pular para o conteúdo principal

Como empreender de forma sustentável?


Primeiramente vamos entender oque é ser sustentável: O termo sustentável está relacionado ao uso dos recursos naturais ofertados pela natureza de maneira consciente, ou seja, sem comprometer sua disponibilidade para as gerações futuras.


Não basta empreender, é preciso agir de forma consciente. Inovar e desenvolver a empresa de maneira sustentável é uma exigência do mercado. 

É necessário, portanto, que a cultura da empresa seja consciente além do âmbito ambiental.
Resultado de imagem para sustentabilidade png 

Como empreender de forma sustentável?

“Sustentabilidade não pode ser uma bandeira de um grupo só e também não é só ligada ao meio ambiente”

Dessa forma, é importante ressaltar que a empresa na busca do sucesso precisa estar antenada com todas as vertentes do empreendedorismo, que passam necessariamente pela inovação e sustentabilidade.

Partindo desse conceito, vamos relacionar algumas ideias de como empreender de forma sustentável que são aplicáveis para qualquer tipo de negócio. Confira!

Documentação Eletrônica

Pensar de forma sustentável é fundamental para as instituições modernas.

Um problema encontrado em qualquer empresa hoje em dia são os documentos impressos sem necessidade. Sem dúvida, esse é o maior desafio corporativo quando se trata de aplicar o uso consciente dos recursos naturais.

Mesmo que se viva atualmente na era da digitalização e da hiperconectividade, ainda existem obstáculos que devem ser superados com o auxílio da modernidade.

Uma opção eficaz para solucionar esse empecilho é a adoção de um sistema de documentação eletrônica. Além de já possuírem legalidade jurídica, uma vez que há ferramentas de assinatura eletrônica que corroboram a sua validade, a documentação eletrônica possibilita a redução do consumo de papel, aumenta a segurança de documentos confidenciais, gera economia de espaço para armazenamento e agiliza o tempo de busca.

Gerenciamento de resíduos

Empreender de forma sustentável implica em buscar soluções para o descarte correto de materiais que possam ser reciclados, começando pela coleta seletiva.

É fundamental separar os resíduos de acordo com o tipo de material (metal, plástico, vidro, papel, etc), para facilitar a identificação de tudo que pode ser reaproveitado.

Existem muitas cooperativas e profissionais que trabalham com materiais reciclados, sendo que a maioria depende de doações para produzir.

Há também aqueles que desenvolvem projetos sociais por meio da reciclagem, sendo esses apenas alguns exemplos da importância de separar e destinar os resíduos em desuso para os pontos de reciclagem.

Reduzir o consumo de ar condicionado

O ar condicionado é um dos equipamentos que mais consome energia, porém, acaba sendo um aparelho indispensável para o bem-estar de quem trabalha em escritório.

Utilizar o ar condicionado corretamente também é uma dica para empreender de forma sustentável, além de reduzir os custos com a conta de luz.

Sendo assim, aqui vão algumas orientações para economizar o consumo de energia utilizando ar condicionado:

·       Escolha equipamentos com o selo Procel A, que são mais econômicos;
·      Quando precisar sair do escritório por alguns minutos, não desligue o ar condicionado, pois o aparelho consumirá mais energia para resfriar o local novamente;
·  Programe manutenções periódicas e limpezas no ar condicionado com profissionais especializados;
·     Evite instalar o aparelho em locais com muita exposição solar. Além de economizar energia, isso será fundamental para aumentar o tempo de vida útil do ar condicionado. 

Conhecimento da Legislação Ambiental

As pessoas e, principalmente, as empresas devem ter conhecimento da legislação ambiental, e tomar atitudes que condizem com ela.

Confira mais sobre empreendedorismo, finanças e negócios nos artigos do nosso blog e compartilhe os conteúdos com seus amigos nas redes sociais.

Obrigado pela visita e até a próxima!

Comentários